Circuito da Ciência do Inpa socializa conhecimento científico com estudantes de Manaus

Projeto Circuito da Ciência acontece sempre na última sexta-feira-feira de cada mês. A próxima edição está programada para o dia 26 de maio. Escolas interessadas podem agendar visita pelo agendamento eletrônico  

Da Redação – Ascom Inpa

Foto: Luciete Pedrosa

Um circuito de vários conhecimentos. Esta foi a visão dos visitantes que participaram da primeira edição do ano do projeto Circuito da Ciência, que aconteceu, excepcionalmente, nesta sexta-feira (5), no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). A rodada seria no último dia 28 de abril, mas por conta do Dia de Greve Geral foi transferida para a presente data.

Com mostras de trabalhos desenvolvidos pelo Inpa e por parceiros, o Circuito mostrou aos visitantes os cuidados que se deve ter com alguns problemas que afetam a saúde, como leishmaniose, malária, dengue e caramujo africano. Também mostrou como fazer uma boa escovação dental e curiosidades sobre o peixe-boi, os invertebrados terrestres vivos e insetos aquáticos e tecnologias sociais.

IMG 8505 Cópia

Os estudantes aprenderam ainda no Planetário sobre o sistema solar, e conheceram o jogo interativo ambiental Ecoethos.  Os interessados levaram para casa mudas frutíferas. Também aprenderam como se tornar um escoteiro.

Para a professora de Ciências da escola Reinaldo Thompson, Mary Oliveira, no Circuito da Ciência os alunos aprendem de maneira diferente o que é mostrado em sala de aula. “E isto aguça a criatividade deles para a pesquisa e ajudará para que no futuro eles possam decidir qual carreira seguir”, destaca. “É muito interessante esse projeto e vou trazer meus alunos da outra escola onde dou aula”, disse.

IMG 8500 Cópia

Para a professora de ensino fundamental da Escola Municipal Francisca Campos Correa (zona rural do Tarumã), Cilene Machado, o projeto é encantador.  “No Planetário, por exemplo, foi uma aula ao vivo. E já tenho meu plano de aula pronto para debater com eles em sala de aula”, adiantou.   

Já para a professora de Física do Colégio Palas Atena, Daniele Mendonça, a visita ao Circuito da Ciência foi bem produtiva e teve o intuito de agregar conhecimento e experiências num ambiente de pesquisa.    

Novo formato

A coordenadora de Extensão do Inpa, a pesquisadora Rita Mesquita, conta que está em implementação uma nova forma de oferecer o Circuito da Ciência. Agora a visita é espontânea e sem o auxílio de transporte do Inpa, que não pega mais os alunos nas escolas. Segundo Mesquita, o projeto está aberto a todas as escolas que queiram participar do Circuito.

“Os interessados podem agendar a visita por meio do agendamento eletrônico, que, posteriormente, a equipe do Bosque da Ciência entrará em contato para dar algumas orientações gerais”, diz a coordenadora de Extensão.

Esse foi o primeiro Circuito dentro do novo formato e superou as expectativas dos organizadores. “A experiência está sendo positiva porque estamos conseguindo dar atenção aos visitantes”, diz Mesquita, ao lembrar que a próxima edição está programada para o dia 26 de maio.

“Dessa forma, vamos atender a demanda e continuar realizando a missão do Circuito que é socializar e popularizar o conhecimento científico, permitindo que os jovens tenham um primeiro contato com o ambiente de pesquisas que o Inpa desenvolve e se expor no mundo da ciência”, ressalta.  

Química das frutas

Um dos parceiros que participou desta edição do Circuito da Ciência foram os acadêmicos de Química da Faculdade Uninorte. Eles levaram para o bosque a química dos frutos amazônicos, como o açaí. “Um desses benefícios da fruta é deixar o cérebro mais ativo, além de possuir fibras que ajudam a melhorar o sistema intestinal”, disse Daniel Borges.

IMG 8474 Cópia

 

Os acadêmicos também falaram da castanha-do-Brasil, que possui vitaminas B1, E, Magnésio e o Selênio. Também mostraram os benefícios do maracujá, uma fruta tropical diurética que ajuda a eliminar água no corpo, e da banana pacovã, rica em vitaminas A, C, D e B6, além de favorecer a circulação sanguínea e combater a câimbra.

Participaram desta edição, as escolas estaduais Prof. Reinaldo Thompson (Coroado I) e Colégio Militar Áurea Pinheiro Braga – CMPM 4 (Grande Vitória), a escola municipal Francisca Campos Correa (Ramal do Cetur, no Tarumã) e o cólégio Palas Atena (Parque 10).

Circuito da Ci�ncia
Mapa
Voce Sabia
Atracoes