Circuito da Ciência

O Circuito da Ciência é um projeto educativo de sensibilização ambiental e de popularização da ciência, que alia lazer e conhecimento científico, voltado para estudantes de Manaus. Criado em 1999, o projeto faz uma imersão de crianças e adolescentes no universo científico dentro do Bosque da Ciência, um fragmento florestal de 13 hectares e espaço de visitação pública em área urbana de Manaus. Em algumas horas, o projeto transforma a visita dos estudantes ao Bosque da Ciência, numa “aula” participativa e dinâmica.

No Circuito os participantes recebem informações sobre temas relacionados à Amazônia, como desenvolvimento sustentável, biodiversidade, conservação, cuidados com a saúde, alimentação saudável, doenças tropicais, e ações de cidadania ligadas ao cuidado com o meio ambiente, além de terem a oportunidade de conhecer espécies da flora e da fauna da região.

Por ano, são realizadas oito edições, cada uma com cerca de 200-350 participantes, onde os estudantes participam de uma série de oficinas, exposições e jogos educativos interativos, que têm como fio condutor a Amazônia. O projeto é de responsabilidade da Coordenação de Extensão (COEXT), com apoio de vários setores do INPA e de instituições parceiras.

Metodologias empregadas

Optamos por formas extremamente interativas de aproximar os estudantes do mundo da ciência, da conservação ambiental e valorização do patrimônio cultural da região amazônica. Entendemos que o pensar e o fazer constituem uma unidade indissociável de experiência, que melhor contribui para a construção do saber. Desse modo cognição e emoção confluem para a fixação de traços indeléveis na memória dos estudantes de modo a estimular vocações futuras na área científica. As atividades se apresentam em forma de oficinas, exposições, demonstrações e outras tecnologias que permitem experiências práticas, manuseio de animais, observações de espécies na natureza, coleta e classificação de materiais, conversas com pesquisadores, manuseio de instrumentos de pesquisa etc.

Público-alvo

Estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), bem como os que tenham entre 10 (dez) e 12 (doze) anos de idade, independentemente do nível escolar, que estejam devidamente matriculados nas escolas Estaduais e Municipais. O foco principal são estudantes da rede pública de ensino, em especial aqueles de áreas periféricas da cidade que tem poucas oportunidades e baixo acesso a experiências educativas e culturais em espaço informal. O caráter de inclusão social, através da ciência, caracteriza de forma central o projeto.

 

 

 

 

 

 

Circuito da Ci�ncia
Mapa
Voce Sabia
Atracoes