Inpa realiza a 6ª edição do Circuito da Ciência, nesta sexta-feira, no Bosque da Ciência

Durante as atividades do projeto os estudantes poderão visitar diversas as  exposições e oficinas na área da Saúde, Práticas Ambientais, Biodiversidade, Terra e Universo

Por Luciete Pedrosa - Ascom Inpa

 

SiteCircuitodaCiênciaFotoLucietePedrosaAscomINpa

Nesta sexta-feira (29), o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) receberá o público e estudantes da rede de ensino de Manaus (AM) para mais uma edição do projeto Circuito da Ciência. O evento tem como objetivo socializar a produção do conhecimento científico do Instiuto e promover a educação ambiental para a comunidade. O Circuito acontece das 8h às 11h.  

Para esta sexta edição participarão as escolas estaduais Lucena Bittencourt (Morro da Liberdade) e Ernesto Pinho Filho (Monte das Oliveiras), e as escolas municipais Dep. Ulysses Guimaraẽs (Mutirão), Solange Nascimento (estrada Manaus-Presidente Figueiredo) e Prof.Álvaro Cesar de Carvalho (Novo Reino). O projeto Circuito da Ciência é realizado na última sexta-feira de cada mês e é uma realização do Inpa, por meio da Coordenação de Extensão (Coext). 

Durante as atividades do projeto os estudantes poderão visitar diversas exposições e oficinas na área da Saúde como a de Malária e Dengue, Leishmaniose, Saúde Bucal, Plantas medicinais e Frutos comestíveis da Amazônia. Também poderão conhecer algumas Práticas Ambientais ecologicamente corretas como o Combate às queimadas urbanas; Descarte correto de medicamentos; 3R – Reciclar, Reduzir e Reutilizar; Produção de mudas; Projeto Ecoethos da Amazônia; Recursos hídricos e Grupo de Escoteiro.

Além dessas atividades socioambientais, os visitantes também poderão aprender algumas curiosidades sobre a Biodiversidade da Amazônia como o Peixe-boi da Amazônia; Insetos Aquáticos; Quelônios da Amazônia; Invertebrados Terrestres Vivos; Macrofungos; Herbário e Carpoteca; e Conhecendo o Biotério.  

Tem também as atividades sobre a Terra e o Universo com sessões no Planetário, onde os estudantes poderão fazer “Uma viagem ao Sistema Solar”; a oficina Brincando com física; os jogos lúdicos no ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia.   

São parceiros do projeto Circuito da Ciência o Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), Associação dos Amigos do Peixe-Boi (Ampa), Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Uninorte e Brother's.

Circuito da Ci�ncia
Mapa
Voce Sabia
Atracoes