Inpa abre as atividades da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Manaus e no interior

Nesta terça-feira (23), feriado de aniversário de Manaus, o Bosque da Ciência estará aberto para a comunidade participar das atividades da SNCT. As atividades são gratuitas e os interessados em participar devem acessar a página da SNCT do Inpa em https://www.doity.com.br/snct-inpa-2017/inscricao

Luciete Pedrosa (Texto e foto) – Ascom Inpa

Para fazer a socialização do conhecimento científico na capital e no interior do Amazonas (Presidente Figueiredo, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva e Careiro Castanho), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) realiza até o domingo (29) a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A abertura do evento aconteceu na segunda-feira (23), no Auditório da Ciência, com presença de pesquisadores, gestores e estudantes. A SNCT do Inpa é gratuita e oferece mais de 100 atividades como oficinas, cursos, palestras, exposições, visitas guiadas e visitas a laboratórios.

“A Matemática está em tudo” é o tema escolhido para este ano, uma referência aos dois maiores eventos com o tema que acontecerão no Brasil no Biênio da Matemática: Olimpíada Internacional da Matemática (2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (2018).

SiteInpaMesadeAberturadaSNCT

Na opinião do diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, este é um momento único no país porque a SNCT é um evento que envolve o cidadão como um todo. “É um evento de cidadania envolvendo a Ciência e a Tecnologia e que ocorre no Brasil todo”, diz o diretor ao acrescentar que as atividades no Inpa incluem o “Portas Abertas”, que são visitas guiadas aos laboratórios do Inpa; Atividades no Bosque da Ciência”; “Ciência no Interior”; e “Palestras em Escolas .

De acordo com a coordenadora de Extensão do Inpa e responsável pela SNCT do Instituto, a pesquisadora Rita Mesquita, o tema “A Matemática está em tudo” é uma inovação e os pesquisadores do Inpa foram levados a refletir o quanto se utiliza a matemática no seu dia a dia e no exercício de suas atividades.

“Portanto, a temática propôs aos pesquisadores do Inpa uma reflexão a qual eles se prepararam para mostrar ao público que vier participar da SNCT”, destaca Mesquita. São exposições, mostras, palestras, minicursos, oficinas e visitas guiadas aos laboratórios.

Abertura

SiteINpaSNCTcontoucomapresençadeestudantesdacapital

Com a presença maciça de estudantes da rede pública de ensino, participaram da mesa de abertura da SNCT, além do diretor do Inpa e da pesquisadora Rita Mesquita, o diretor-presidente do Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas (Soka/Cepeam), Edison Akira Sato, parceiro do Inpa nas atividades do projeto Circuito da Ciência; e a secretária da área pedagógica da Seduc, Luciana Lima de Brito Cauper, na ocasião representando o Secretário de Educação, José Augusto de Melo Neto.

SiteCantoraLucinhaCabralaCaboquinhaNoInpa

A solenidade contou com a participação da cantora Lucinha Cabral, a Caboquinha, como ela se autodenomina. A artista apresentou alguns sucessos de sua carreira como “Curupira”, trabalho em parceria com o poeta Aníbal Beça (1946-2009) e “Brasileira”, música e letra de Lucinha, considerada um dos clássicos da música popular amazonense.

O uso da Matemática

Durante a sessão de abertura, a pesquisadora do Inpa, Maria Teresa Fernandez Piedade, coordenadora do grupo Pesquisa Ecológica de Longa Duração/Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas Úmidas (Peld/Maua) falou sobre o “Uso da Matemática nas Ciências Biológicas”. Segundo ela, umas das atividades que o grupo faz é, por exemplo, determinar o número de árvores, definir áreas e o número de plantas.

“Com isso, calculamos quantas espécies tem por unidade de área, quantos indivíduos, e tudo isso no fundo é uma forma de aplicação de matemática, não tem como não ser”, diz a pesquisadora.

SiteINpapesquisadorafalasobreousodamantematiacanasciênciasbiologicas

De acordo com Piedade, o grupo de pesquisa faz atividades coletando sementes e colocando essas sementes para germinar. As sementes são coletadas diretamente de plantas e do solo. “Partimos sempre de algum numero, por exemplo, 50 sementes. Depois vamos calcular quantas dessas se transformam em plantas jovens (plântulas). Isso é uma forma muito simples de mostrar a inserção da matemática para nos dar ideia e respostas ecológicas e ambientais”, explica.

O professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José de Alcântara, também falou sobre a interdisciplinaridade da matemática. Segundo ele, a matemática está presente em nossas vidas. “Tudo no nosso dia a dia tem número: no nosso CPF, nas taxas de juros bancários, nas transações comerciais”, exemplifica o professor.

Atividades no bosque

SiteExposiçãoeVendadecartilhassobrepiscilculturanoamazonas

Nesta terça-feira (23), feriado de aniversário de Manaus, das 9h às 16h, o Bosque da Ciência estará aberto para a comunidade participar das atividades da SNCT. São várias exposições como, por exemplo, o estande da “Estação da Aquicultura”, que realiza atividades com jogos lúdicos para crianças, leva ao público informações sobre duas importantes espécies para a piscicultura (tambaqui e pirarucu), sobre a Pós-Graduação em Aquicultura e disponibiliza a Cartilha de Pisicultura Familiar no Amazonas. A publicação custa R$ 10.

A programação de atividades do Inpa está focada em quatro eixos: “Atividades no Bosque da Ciência” com Curiosidades Cientificas e Exposições/Mostras Culturais e Científicas; “Portas Abertas – conheça os laboratórios do Inpa”; “Ciência no Interior – o Inpa ao alcance de todos”; e “Palestras em Escolas” - você sabe o que o cientistas faz?”.

As atividades são gratuitas e os interessados em participar devem acessar a página da SNCT do Inpa em 
https://www.doity.com.br/snct-inpa-2017/inscricao

Circuito da Ci�ncia
Mapa
Voce Sabia
Atracoes