Inpa promove Semana do Meio Ambiente com atividades para todas as idades

Com o tema Acabe com a Poluição Plástica, pretendemos fazer o visitante do Bosque da Ciência refletir sobre as consequências de suas atitudes e sobre como ele pode ajudar a preservar a vida na terra. 

 

Da Redação - Ascom Inpa

Foto: Acervo Ascom

 

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) realizará de 05 a 10 de junho diversas atividades em alusão à Semana do Meio Ambiente que este ano chamará o atenção do público para o tema Acabe com a Poluição Plástica. Com uma programação diversificada para todas as idades, exposições, visitas, palestras e jogos serão desenvolvidos no Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do Instituto. A entrada será gratuita.

 

A Semana é organizada pela equipe do Bosque da Ciência, que faz parte da Coordenação de Extensão do Inpa. Serão brincadeiras de pinturas e charadas, jogos de educação ambiental do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), visitas guiadas e a participação dos visitantes na alimentação dos jabutis e tartarugas da Amazônia no Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia (Cequa) - o primeiro centro do mundo especializado em estudos de quelônios de água doce.

 

semanameioambienteINPA

 

De acordo com a coordenadora de Extensão do Inpa, a pesquisadora Rita Mesquita, as atividades no Bosque tratarão das consequências da poluição plástica sobre a vida de todos. Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU) aproximadamente oito milhões de toneladas de plásticos vão parar nos oceanos todos os anos. O organismo estima que se continuar assim, em 2050, haverá mais plástico no mar do que peixe. A campanha da ONU #MaresLimpos pelo fim da poluição dos oceanos por plásticos é a maior da história.

 

“Pretendemos fazer o visitante refletir sobre as consequências de suas atitudes e pensar sobre como ele pode ajudar a preservar a vida na terra”, disse Mesquita. “Este é o caso quando mostramos ao visitante a alimentação das tartarugas e jabutis, ou os tanques de peixe-boi, pois nos rios e oceanos este é um dos grupos mais afetados pela ingestão de grandes quantidades de plástico descartado de maneira indevida em nossas águas, e que leva os animais a deformações, doenças e morte. Sem falar da caça ilegal”, ressaltou.

 

Ainda conforme Mesquista, o mesmo se pode falar da atividade de observação dos insetos, das trilhas na floresta, e no lago amazônico, onde além da poluição por plástico, também se deve pensar em outras, como por esgotos, lixo ou até o desmatamento. “Também queremos que o visitante sinta o conforto e a tranquilidade que só a natureza, nossas árvores e fauna silvestre podem nos proporcionar, com os serviços ambientais que fazem nossa vida muito melhor. A experiência no Bosque é sempre de aprendizado e lazer para todos”, complementou.

 

Também haverá uma atividade com os visitantes para conhecer as plantas do Bosque. O pesquisador do Inpa, o botânico Cid Ferreira, descobridor da Coccoloba, a maior folha do mundo, afirma que a maioria dos visitantes do Bosque da Ciência se surpreende com as riquezas naturais que esse importante fragmento na zona urbana de Manaus possui.

 

Os visitantes farão com o pesquisador uma visita guiada sobre as plantas amazônicas do bosque, na quarta-feira (6), das 10h às 12h. Na oportunidade, o participante poderá conhecer sobre o pau-rosa, a andiroba, o mogno, o guaraná, a sapota, a uva-da-amazônia, entre outras plantas do bosque, uma área verde de 13 hectares em pleno centro urbano de Manaus.

 

Na quinta-feira (7), a organização fará uma visita guiada ao Lago Amazônico, onde podem ser encontradas várias espécies da fauna e da flora amazônica como tartarugas, pássaros, peixes, insetos aquáticos, além de ser um ponto que oferece oportunidade de descanso depois da caminhada pelas trilhas e de contemplação da natureza.

 

SiteBosqueFotoAcervoAscomInpa

 

 

Sexta-feira (8), nos dois turnos e no sábado (9) pela manhã, as crianças terão a oportunidade de participar da observação de insetos, brincadeiras de sensibilização ambiental como de pinturas, alimentação de quelônios e medição de árvores.

 

Durante a semana será realizado um ciclo de palestras. Dentre as palestras estão A química de água e classificação de rios da bacia amazônica com pesquisador colaborador Eduardo Rios Villamizar, na quarta-feira (06), e Ecossistema Ripário, com a pesquisadora do Inpa Ana Rosa Tundis Vital, na quinta-feira (07), ambas às 10h.

 

Sobre o Bosque

 

Localizado na zona urbana de Manaus, na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona sul da cidade, o Bosque da Ciência no decorrer dos anos tornou-se também uma opção de lazer e turismo de natureza. O espaço tem uma variedade representativa de elementos da Amazônia (fauna e flora) e da cultura da região, por meio da exposição permanente da Casa da Ciência, das atividades no Paiol da Cultura e das várias etnias que expõem artesanatos na Maloca Indígena.

 

Funciona de terça a sexta-feira, das 9h ás 12h e das 14h às 16h (portaria), e sábado e domingo das 9h às 17h com entrada até uma hora antes. O ingresso custa R$5, mas crianças até 10 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam, além das visitas de grupos escolares agendados. Interessados podem acessar o endereço para agendamento http://abc-bosque.inpa.gov.br/.

 

O Bosque da Ciência recebe, por ano, cerca de 120 mil visitantes, mais da metade formado pelo público infantil, estudantes de escolas agendadas e outros que possuem entrada gratuita. Em 2014, o espaço ficou em terceiro lugar entre os dez melhores zoológicos e aquários do Brasil e o sétimo na lista dos 25 da América do Sul no Prêmio Travellers’Choice da TripAdvisor.

Circuito da Ci�ncia
Mapa
Voce Sabia
Atracoes