Semana do Meio Ambiente do Inpa explora brincar de aprender no contato com a natureza

Semana do Meio Ambiente Foto Cimone Barros INPA 70 Copia

 

Atividades seguem até o próximo domingo. O bosque da Ciência está com entrada gratuita. Veja aqui a programação

 

Por Cimone Barros (texto e foto) – Ascom Inpa

 

Diversão e aventura recheada de conhecimento. Assim crianças de várias escolas de Manaus encaram a visita ao Bosque da Ciência durante a Semana de Meio Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). O espaço de visitação pública do Inpa está com diversas atividades de educação ambiental, lazer e observação para todas as idades até o próximo domingo (10). A entrada é gratuita.

 

Nos seis dias de evento, os visitantes participarão da programação que tem como tema Acabe com a poluição Plástica, mobilização mundial puxada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Estimativas dão conta que se a produção continuar com os altos números – com oito milhões de toneladas por ano indo parar nos oceanos, em 2050, haverá mais plástico no mar do que peixe.

 

Semana do Meio Ambiente Foto Cimone Barros INPA 64 Copia

 

Nesta terça-feira, os pequenos soltaram a criatividade em pinturas livres pelas trilhas do bosque, montagem de quebra-cabeça ambiental, plantio de mudas nativas, oficina de artesanato, além de se encantarem com a variedade de espécies de plantas e animais da Amazônia.

 

Explorando o ambiente do Bosque da Ciência, um fragmento florestal em plena área urbana de Manaus, os visitantes puderem conhecer sumaúma – a gigante da Amazônia, um exemplar da Tanimbuca – árvore de 600 anos, mogno, e animais como cotia, macaco, peixe-boi, poraquê, peixes e tartarugas.

 

“Eu gostei de ver o peixe-boi, ele estava saltando, e quero ver macaquinho”, conta Guilherme Melo de Oliveira, 3, estudante da Creche Aquarela do ABC.

 

Semana do Meio Ambiente Foto Cimone Barros INPA 56 Copia

 

Brincar de aprender sensibiliza os estudantes desde pequenos para os temas ambientais e de forma lúdica internalizam conhecimento para a vida. Com um quebra-cabeça de dois metros e com 50 peças, alunos, pais e professores participam de um jogo no qual as atitudes vão decidir se o planeta será mais bonito e saudável.

 

O quiz traz para o público de forma bem divertida uma reflexão sobre mudanças climáticas, trabalhando a proposta de que pequenas atitudes ajudam a transformar o mundo em um lugar melhor pra se viver.

 

“Temos a imagem de uma menina triste, rodeada de poluição. E cada vez que o participante toma uma atitude como desligar o ventilador, fechar a porta da geladeira, ele ganha uma peça e transforma o cenário em um ambiente saudável e bonito”, explica a bióloga e bolsista do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) Jamylle de Souza Oliveira.

 

A quantidade e variedade de árvores e bichos encantam crianças e adultos. “É primeira vez que a gente vem com as crianças e é maravilhoso ver a empolgação delas”, diz a professora do Centro Municipal de Educação Infantil Tenente Roxana Pereira Bonessi, Helen Rute Domingues Pinheiro. “Esta é uma atividade extraclasse maravilhosa para eles observarem a natureza e depois vamos trabalhar esse conteúdo através do desenho e da rodinha de conversa”.

 

Semana do Meio Ambiente Foto Cimone Barros INPA 120 Copia 

 

Também é possível acompanhar palestras, oficinas diversas e a exposição Latitude Amazônica do artista plástico Jair Jacqmont que traz uma interpretação das nuvens. A exposição fica em cartaz no Paiol da Cultura até 26 de agosto.

Circuito da Ci�ncia
Mapa
Voce Sabia
Atracoes