Ampa promove sensibilização ambiental no Bosque da Ciência em alusão ao Dia das Crianças

As atividades serão realizadas nesta quarta-feira pelo Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, que é patrocinado pela Petrobras

 

Por Fernanda Farias (texto e fotos)– Ascom Ampa

Siga @ampa_peixeboi

 

Com intuito de expor a importância da preservação dos mamíferos aquáticos da Amazônia e os ecossistemas aquáticos, a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) em parceira com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) realiza nesta quinta-feira (11) atividades lúdicas de educação ambiental em alusão ao Dia das Crianças (12 de outubro). 

 

EducacaoAmbiental Foto Fernanda Farias AMPA 2

 

As atividades acontecerão no Bosque da Ciência como parte da programação preparada pela coordenação do espaço de visitação pública do Inpa para os pequenos, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Estão programadas pela parte da manhã Oficina de Mudas, Arte com Ciência e Arte Coletiva Amigos do Peixe-Boi, as duas últimas desenvolvidas pela Ampa que também seguem à tarde. A única alteração à tarde é que sai a Oficina de Mudas e entra Charadas no Bosque. Na sexta-feira (12), o bosque não funcionará.

A educadora ambiental do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, Jamylle de Souza, explica que o principal objetivo é despertar nas crianças a valorização da preservação do meio ambiente. “Nossas atividades do projeto, que recebe o patrocínio da Petrobras, visam fomentar nas crianças a importância de preservar os ecossistemas aquáticos com práticas simples, como reutilizar materiais no seu aprendizado de maneira interativa”.

Conforme Souza, o projeto optou pela arte por ser uma técnica que as crianças gostam muito. “Vamos preparar um mural onde várias crianças poderão desenhar e mandar mensagens de conservação”, conta a educadora.

 

EducacaoAmbiental Foto Fernanda Farias AMPA 1

 

As atividades da Ampa contarão com a participação de artistas locais que trabalham com materiais de baixo impacto para o meio ambiente, além de ter a natureza como sua principal inspiração, como a artista visual Adriane França, do ateliê , e o músico Agostinho Guerreiro, do estúdio Tupira.

 

Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia

 

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia recebe o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, renovado neste ano. O projeto é executado pela Ampa e tem como principais objetivos resgatar, reabilitar e reintroduzir peixes-bois (Trichechus inunguis) aos rios da Amazônia, além de auxiliar o projeto Boto do Inpa.

O peixe-boi, espécie endêmica da Amazônia, ainda é extremamente caçado na região, como explica o biólogo Diogo Souza. “A carne do peixe-boi é muito apreciada por muitas pessoas, mas a caça e comércio desses animais é ilegal”, diz, acrescentando que por este motivo o Inpa recebe uma média de doze filhotes por ano. “Os caçadores matam a fêmea e o filhote fica órfão e perdido sem saber como se alimentar, já que eles mamam até os dois anos de idade, e aqui no Inpa eles são reabilitados para serem devolvidos para a natureza”.

Com o intuito de reabilitar os filhotes de peixe-boi para serem, futuramente, soltos nos rios da Amazônia, o Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia criou o Programa de Reintrodução. “Após reabilitação adequada os peixes-bois são encaminhados para o semicativeiro para se adaptarem gradual/lentamente à natureza e assim consigam sobreviver quando forem soltos nos rios”, conclui o pesquisador.

Circuito da Ci�ncia
Mapa
Voce Sabia
Atracoes