Mapa
Voce Sabia
Atracoes

CASA DA CIÊNCIA

      A Casa da Ciência foi oficialmente inaugurada em 20 de maio de 1993, dois anos antes de se iniciarem as atividades no Bosque da Ciência. Antes de ser um centro de exposição, o local era utilizado como residência oficial do Diretor do INPA.
A proposta é a criação de um espaço que permita uma visão lógica que, de forma interativa, possa transmitir aos visitantes as atividades realizadas pelo INPA por meio de projetos e programas, e como os resultados das pesquisas podem interferir diretamente no dia a dia das pessoas. A concepção museológica é mostrar a Amazônia de forma transdisciplinar, e de que maneira podemos compatibilizar o desenvolvimento humano com aquele econômico e com responsabilidade ambiental na preservação da natureza para as futuras gerações.

      O conteúdo museográfico utilizado será composto por painéis informativos, gaveteiros com informações impressas interagindo com material da fauna e da flora amazônicas, maquetes, aquários, amostras de produtos tecnológicos, implantação de um ambiente interativo com conteúdos digitais diversificados, através de jogos lúdicos, uso de tecnologia de comunicação e informática e recursos multimídia, além de exposições digitalizadas.A implementação do Museu do Petróleo e Gás deverá mostrar, de forma clara, lógica e lúdica as atividades de parceria do INPA com a Petrobrás na Amazônia e os resultados no aproveitamento desse recurso natural de forma adequada, com responsabilidades social e ambiental.

      Com a recente restauração e ampliação, por meio da parceria INPA / Petrobrás / Prefeitura / Governo do Estado, e apoio da Fundação Djalma Batista, a Casa da Ciência disporá de Salão de Exposições, Sala para Oficina, Videoteca, Auditório para cinqüenta pessoas e estruturas para apoio logístico.

 


 

Science House: "Making science closer to school and community". It is an exhibition center where to expose activities developed at INPA, showing the treasures of the Amazon Forest and daily life aspects of its inhabitants. At the house, it is exposed an specimen of the largest dicotiledean leaf found on Earth (Coccoloba sp.), with more than 12 foot lenght and 5 foot width. Besides this, we can find marvelous insect and invertebrate colletions as well. It is advisable to observe the jungle furniture on exhibit, chairs and tables made out from branches and roots of decayed-trees. It is also possible to know leather fish as an alternative to be used in the making of shoes, belts, purses and bags in general.